quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Bambu-mossô


Bambu-Mossô


O bambu-mossô é uma planta herbácea rizomatosa, que pertence à família das gramíneas, possui entrenós mais curtos e colmos grossos, diferentemente do bambu que estamos habituados a ver. Seu tamanho pode alcançar os 14,0 metros, isso em seu país de origem, ou seja, a China. Suas folhas apresentam tamanho delicado e pequeno, com coloração verde escura. No Brasil, essa espécie não apresenta floração. Suas flores não ocorrem em nosso país.
Esse tipo de bambu pode ser cultivado em qualquer parte do país, até mesmos nos Estados mais ao Sul, que têm invernos muito rigorosos, já que o mesmo se adapta bem a geadas e ventos frios.


O Bambu-Mossô precisa de um lugar com bastante sol, e ainda um solo bem poroso e que possua uma excelente fertilidade e alto índice de umidade. Pode ser cultivado tanto em vasos como em canteiros.
Se por um acaso a muda tiver mais que 2,0 metros de altura, é preciso calça-la usando um sarrafo ou um tutor de bambu, amarrando a muda usando um cordão para que a planta se mantenha no lugar, porém, é preciso ter cuidado para não apertar demais e estragar o colmo do bambu.
Depois que o bambu estiver plantado é preciso que seja muito bem regado. Nos dias que se seguirem, regue a planta sempre que não houver chuva.
Dica importante: A melhor época para o plantio do bambu na Região Sul e Sudeste é durante o inverno ou ainda nas estações chuvosas para as outras regiões.

O bambu-mossô é bastante utilizado na decoração de condomínios, empresas, e ainda em jardins particulares. Esta espécie de bambu proporciona um efeito tranquilizante nas pessoas, em razão disso é bastante usado em jardins de casas de repouso e clínicas médicas que trabalham com pessoas portadoras de doenças nervosas.

O Bambu Mossô é uma planta originária da Ásia que veio para o Brasil durante a época de colonização. Por essa razão, essa planta pode ser encontrada em diversos locais brasileiros, ainda mais por poderem se adaptar a diferentes climas.
O bambu mossô gosta de locais bem iluminados e de solo fértil. Uma curiosidade sobre o bambu mossô é que suas flores podem aparecer após, aproximadamente, 67 anos.