NOME POPULAR: Tamareira-anã, tamareira-de-jardim, fênix, palmeira-fênix,
FAMÍLIA: Arecaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Ásia.
PORTE: Até 4 metros de altura.
FOLHAS: São compostas, pinadas de coloração verde escura brilhante.
FLORES: De coloração amarelada, é uma planta dióica (produz flores femininas e masculinas, em plantas separadas).
FRUTOS: São produzidos no verão ou início do outono, pela planta feminina, são de tamanho pequeno, globoso e de coloração vinho-escuro.
TRONCO: Ereto, fino e elegante, com 15 a 20 cm de diâmetro, com o tempo parte das folhas cortadas presas a ele, vai apodrecendo e soltando, deixando o tronco a vista.
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.
ÁGUA: Manter o solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana, com uma quantidade maior nos períodos mais quentes e menor nos mais frios.
CLIMA: Aprecia clima quente, mas também pode ser cultivada em clima um pouco mais frio.
CULTIVO: Planta bastante rústica, mas de crescimento lento. Sugestão par mistura em vaso: ! parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia grossa de construção.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio para uma cova de 40 x 40 cm aplicar 20 a 30 litros de composto orgânico. Se o solo for muito argiloso, coloque um pouco de areia grossa de construção, use também NPK, 10 colheres de sopa, da fórmula 04-14-08.
UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada no paisagismo, em jardins, de forma isolada ou em pequenos grupos. Pode ser cultivada em vasos, mantidos em locais com bastante iluminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário