Nome científico: Zamia furfuracea
Clima: Tropical ao Subtropical frio
Porte: chega até 2,5 metros
Uso: Ambiente interno e paisagismo
Essa graciosa Cicadácea acaule e de pequeno porte destaca-se principalmente pelo seu largo e rígido folíolo e pela rusticidade, adapta-se a diferentes climas e solos. A Zamia também é a segunda Cicadácea mais cultivada no mundo, ficando apenas atrás da Cyca revoluta. Suas folhas emergentes são um show a parte demonstrando uma coloração bronze cobertas por finas fibras quando emergem, seus cones fêmeas quando maduros expõe os centenas de frutos vermelho vivo . Pode ser usada como planta de interior ou no paisagismo a pleno sol, isoladamente, em grupos ou formando densos e verdejantes maciços.
A zâmia (Zamia furfuracea) é uma cicadácea de origem mexicana, trazida pela primeira vez ao Brasil pelo renomado paisagista Burle Marx. É uma planta de crescimento muito lento que vai muito bem em jardins, tropicais e contemporâneos, em solos úmidos e bem drenados. Pode ser cuidada como uma Cica comum (Cycas revoluta e Cycas circinalis). É uma planta extremamente ornamental e rara. A floração ocorre no verão, nas plantas adultas. Exige sol pleno e multiplica-se por sementes. Regas periódicas apenas quando o substrato apresentar-se seco.
Está na lista de plantas em extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
A planta tem um pequeno tronco as vezes subterrâneo. Cresce lentamente quando jovem, mas acelera o crescimento quando amadurece.
Pode ser plantada ao sol. Em regiões temperadas é crescida como planta indoor e em áreas subtropicais como planta para varandas, jardins e vasos.
Na Austrália ela é muito utilizada para Bonsai. As folhas são de tonalidade verde clara. Apesar de ser um arbusto, as folhas brotam diretamente do chão, pois o caule é subterrâneo ou no máximo fica com uma pequena parte para fora do solo. É uma planta perene e pode chegar até 1,3 m de altura. A Zâmia é uma planta que tem sistema reprodutivo (masculino e feminino), em plantas separadas. A planta tem um pequeno tronco as vezes subterrâneo, cresce lentamente quando jovem, mas acelera o crescimento quando amadurece. Prefere clima quente, mas resiste a temperaturas mais baixas, Podendo ser plantada a pleno sol. Em regiões temperadas é crescida como planta indoor e em áreas subtropicais como planta para varandas, jardins e vasos. É fácil de cuidar, tem crescimento lento quando jovem, mas depois com o tronco estabelecido o crescimento é acelerado, deve ser cultivado em solo rico em matéria orgânica e que tenha uma boa drenagem. Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado, pois isso ocasionará a podridão das raízes.
Sua propagação é feita por sementes.
Atenção: Cuidado com crianças e animais de estimação, é uma planta tóxica.