quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cica - Cycas Revoluta




  • Nome Científico: Cycas revoluta
  • Nomes Populares: Cica, Palmeira-sagu, Sagu
  • Família: Cicadaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Bonsai, Plantas Esculturais
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Indonésia, Japão
  • Altura: 3,0 metros a 3,6 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene


Vedete dos jardins contemporâneos e tropicais, a cica se parece com uma pequena palmeira. Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. É uma planta dióica, de origem pré-histórica, com crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Quanto mais velho o exemplar, maior valor alcança. Os ovários, que ficam protegidos no topo da planta fêmea durante a floração, são muito difíceis de serem polinizados, desta forma, praticamente 100% dos frutos obtidos no jardim residencial são estéreis. As plantas do sexo masculino são raras em cultivo. No paisagismo, vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável. As regas devem ser regulares. É muito rústica, mas pode ficar suscetível a cochonilhas em locais de pouca luminosidade. Multiplica-se por separação das mudas formadas entorno da planta mãe. A multiplicação por sementes é muito difícil e só é interessante comercialmente, pois exige tecnologia e pessoal especializado.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primavera!!!




De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja. 


Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegada. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento. A primavera é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanças bruscas de temperatura. É certo, porém, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta são encontrados em locais de clima quente e úmido.
Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 cm. A primavera gosta de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias. A freqüência só deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes. 
Sobre a questão do sol pleno, é interessante lembrar que em seu habitat natural, a primavera cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se dela como tutor. Isso acontece particularmente com a Bougainvillea glabra, que emite brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí, então, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da própria árvore que serviu de apoio. Assim, podemos pensar que é possível cultivar primaveras à meia-sombra, desde que haja condições da parte aérea receber raios solares diretos.
 Recomenda-se fazer uma poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da primavera e estimular sua floração constante. Após a poda é aconselhável realizar uma boa adubação, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P). Em geral, as primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgânico (esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos). No caso de optar pelo adubo químico, a recomendação é aplicar uma formulação NPK 10-20-15 ou aproximada, com predominância do P (Fósforo) da fórmula.
 Apesar de rústica, a primavera pode ser atacada por lagartas (que devem ser eliminadas pela catação manual) e doenças fúngicas. Se o problema for muito grave, indica-se borrifar a planta com um bom fungicida, tomando sempre o cuidado de não encharcar o seu solo, para evitar o acúmulo de umidade.
 
Primaveras em vaso? É possível cultivar a primavera em vaso, desde que sejam observados alguns cuidados essenciais:

* Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia, para facilitar a oxigenação, impedindo que o substrato fique muito compacto.

* Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a primavera precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.

* Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares não estão intensos.

* Fazer adubações periódicas, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P).



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Jardim temático de Ervas!!!



As ervas são úteis na culinária, no artesanato e na decoração - saem atrevidamente do jardim e
invadem sua casa. Um jardim de ervas separado é maravilhoso, mas as ervas também podem ser
misturadas a verduras em um jardim da cozinha ou da casa de campo. Você também pode colocar
ervas em canteiros de flores ou de arbustos, ou até mesmo dentro das plantações ao redor de sua
fundação.
As ervas usadas na culinária são as mais plantadas. Os sabores frescos do tomilho, do manjericão, da
segurelha, do orégano e da manjerona são incomparáveis.
⇒ os jardins temáticos misturam ervas com cores de folhas em contraste e texturas em modelos
simples ou complexos, muitos dos quais foram copiados de desenhos de bordados. Jardins temáticos
simples podem ser feitos com dois círculos ou quadrados sobrepostos em um fundo de material
vegetal ou cascalho. Uma maneira fácil de fazer um jardim temático é usando ervas sazonais como
arbusto de manjericão, segurelha do verão, manjerona doce ou até mesmo flores sazonais como o
cravo-de-defunto francês ou o agerato;
⇒ os jardins de ervas formais geralmente têm planos simétricos de plantas, com ervas combinando de
cada lado do jardim como se fossem refletidas no espelho;
⇒ os jardins de ervas formais com modelos geralmente incluem bordas limpas e bem definidas de
madeira de buxo, carvalho pequeno, santolina, tomilho, segurelha do inverno ou outras ervas
adequadas para tosquia.

HORTA COM GARRAFAS PETS

E aqui fica a dica para você que não tem espaço para uma horta, além de não ocupar espaço você ainda ajuda o meio-ambiente reciclando garrafas pet, ideal para apartamentos e locais de trabalho.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

IXORIA MINI ...




A Ixoria mini é um arbusto que pode chegar até 2 metros de altura, de ramos lenhosos e semi-lenhosos. As flores são pequenas e  formadas por pétalas pontudas, nas cores que podem variar entre amarela, vermelha, rosa, alaranjadas e creme, reunidas em inflorescência do tipo umbela na ponta dos ramos.
As flores vivas atraem beija-flores para o jardim. Floresce o ano todo, principalmente no verão, e pode ser cultivada em todo o Brasil, principalmente nas regiões de clima quente a temperado.


Veja as vantagens do uso da Ixora mini para cercas vivas:
  1. Cerca viva florida o ano todo.
  2. Resistente à escassez de chuvas e/ou de regas.
  3. Ideal para o clima quente úmido.
  4. Resistente ao ataque de pragas.
  5. Espaço entre mudas: 35cm