quinta-feira, 28 de março de 2013

Flor-de-maio






Apesar do nome,elas já começam a aparecer em abril e a floração se estende, às vezes, até julho. São as flores-de-maio, cactácea que encanta pelo formato exótico e cores em tons degradê.
E em maio chegam as flores. Na verdade, as flores chegam durante o ano inteiro no Brasil, graças ao clima tropical. Mas maio é especial  porque com ele chegam aquelas flores exóticas, de cores singulares, que sempre encantam as pessoas. A flor-de-maio surgiu de um cruzamento (entre a variedade Schlumbergera e a espécie Z.truncatus buckleyi) e é nativa do Brasil.

Seu caule é formado de várias partes (artículos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada.
Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé e também atraem beija-flores.


Diferença entre Paisagismo e Jardinagem

Paisagismo
Função exercida pelo paisagista/arquiteto-paisagista, profissional que cria projetos de áreas verdes, compreendendo todos os aspectos que interferem na paisagem externa às edificações, os espaços abertos (não construídos) e as áreas livres, com função de recreação, amenização, circulação e preservação ambiental  integrando o homem a natureza.

Jardinagem
Função exercida pelo jardinista, profissional que define, através de projeto ou não, os volumes, as espécies vegetais, assim como os objetos decorativos de um jardim, onde os espaços e suas funções são pré-definidos.

quinta-feira, 21 de março de 2013

COMO CUIDAR DE HIBISCOS


TIPOS: 
Singelas – 5 pétalas sobrepostas, separadas (moinho de vento)
Semi-Dobradas – com mais uma a três pétalas vindas do centro.
Dobradas – mais de 5 pétalas vindas do centro.
Miniaturas – Menos de 5 cm. de diâmetro, sendo simples ou dobradas. 

COMPOSIÇÃO DA TERRA :
30% Terra
50% Esterco de gado
10% barro vermelho ou amarelo
10% maravalha de madeira (serragem grossa) 

COMO PLANTAR: 
Plantar assim que comprar e chegar em casa não retirando o esfagno que envolve a raiz da planta, somente o saco plástico, inicialmente plante em vasos ou sacos plásticos deixando em local de meia-sombra, durante um período de 20 dias. Regar diariamente se estiver muito calor. Posteriormente plantar no local definitivo, podendo ser em meia sombra ou sol total. 

PODA:
Podar anualmente, de preferência, no final de maio, ou nos meses sem a letra R, cortando todos os galhos no sentido diagonal reduzindo-os a metade. 
As plantas adultas chegam de 3 até 4 mts. de altura dependendo da poda. 

CUIDADOS:
Regar quando necessário for de preferência à tarde.
Colocar de 2 em 2 meses, partes iguais de Farinha de Osso e Torta de Mamona (1 colher de sopa) ao redor da planta. Em meses alternados colocar esterco na superfície.
Retirar qualquer broto que venha a nascer abaixo do enxerto. 

LUMINOSIDADE:
Devem ser plantados em lugares de sol intenso ou em meia sombra.

É necessário fazer uma drenagem para água nas jardineiras e ou vasos?
Sim, é necessário para o bom desempenho da planta. Fazer uma drenagem com pedra brita, colocando 5 cm. como forração no fundo da jardineira ou vaso ou com uma manta de Bidin.

É possível plantar hibiscos em vasos ou jardineiras?
Sim, todos os hibiscos podem ser plantados em vasos ou jardineiras. Tanto faz, fixas ou moveis desde que tenham uma profundidade de 0,40cm.

É necessário adubar os hibiscos e quando?
Para uma boa performance da planta é necessário adubar em meses alternados, com 1 colher das de sopa com a mistura em partes iguais de farinha de osso e torta de mamona, colocando no solo ao redor da planta e 4-14-8 NPK também no solo espalhando sobre a terra 1 colher das de sopa.

É necessário regar os hibiscos e qual a periodicidade?
Sim, é necessário regar todas as plantas, de preferência no período da tarde, deixando a terra úmida e não encharcada.
No verão, regar todos os dias e no inverno quando a terra estiver seca. 

CURIOSIDADE:
Os hibiscos sofrem mais por excesso de água e não por falta!